A PONTE ENTRE A ACADEMIA E O MUNDO CORPORATIVO
A PONTE ENTRE A ACADEMIA E O MUNDO CORPORATIVO
A abordagem interdisciplinar é essencial para fazer face à complexidade do setor de Turismo
A NOVA plataforma de Turismo e Hospitalidade, em conjunto com as várias faculdades, desenvolve soluções personalizadas e co-construídas com as empresas para a resolução dos desafios que estas enfrentam.
Com uma abordagem interdisciplinar e de colaboração entre as equipas das empresas e o seu corpo docente de investigadores – a NOVA desenvolverá soluções adaptadas à realidade de cada empresa.
As metodologias utilizadas serão as mais avançadas tanto no que diz respeito à verificação, como ao estudo e análise, à projeção e inclusive aos métodos de teste que, com a visão holísticas sobre os desafios, permite não só a resolução dos mesmos como o duplo objetivo de acrescentar valor e aumentar o retorno.
A colaboração entre as várias áreas de conhedimento da universidade e as empresas, irá impulsionar a inovação no setor de forma sustentável e duradoura.
Enquadrado no projeto Turismo Sustentável – um melhor destino para [com] todos, financiado pelo Fundo Ambiental, a Universidade NOVA de Lisboa, em parceria com o Turismo de Portugal, desenvolveram dois guias para os empreendimentos turísticos – para a Neutralidade Carbónica e para a Construção Sustentável – que são hoje uma referência entre os operadores nacionais como os principais guias de boas práticas.
Pretende dar a conhecer as opções atualmente existentes e ajudar a definir estratégias de mitigação vocacionadas para os empreendimentos turísticos, com o intuito de alinhar o setor com o compromisso de uma Europa neutra em carbono até 2050.
“Given its economic connections, tourism’s impacts are particularly strong in the local farming and fishing industries, handicrafts and construction industry, among others. It is for these reasons that tourism is strongly recognized as a valuable tool in alleviating poverty as employment within the sector can provide income and experience and therefore contribute to a person’s social inclusion and individual development. It also contributes in a major way to the long-term sustainability and competitiveness of destinations, where local people are employed and trained and income flows directly to the local economy”
A NOVA desenvolveu, em conjunto com o NEST, um programa de ideação destinado a estudantes e a start ups com o objetivo de promover a criação de soluções tecnológicas com potencial de criação de valor e impacto no sector.
O programa contou com a participação de 5 das Faculdades da NOVA, com debates e diversos painéis, e sessões com líderes da indústria.
O programa foi realizado em duas fases, tendo sido a primeira concentrada na geração e mapeamento de um conjunto de ideias sobre as oportunidades de inovação no turismo, promovendo a fertilização cruzada de ideias, alicerçadas na sustentabilidade e tecnologia.
A segunda fase tendo por base a organização de um Hackathon com o objetivo de concretizar soluções tecnológicas que respondessem às oportunidades dentro de três principais áreas: Sustentabilidade, Segurança, e Saúde e Bem-Estar.